Portugueses lêem mais jornais regionais
O número de portugueses que lêem jornais regionais subiu este ano 2,9 pontos percentuais, para 54,3 por cento, sobretudo devido a um maior interesse pelos títulos diários, avançou hoje a empresa de audimetria Marktest.[Lusa PÚBLICO.PT]
Um interesse de louvar. Será marca de uma maior cidadania e de uma vontade maior de procurar estar presente na vida activa da sociedade? Ou simplesmente para procurar emprego?
Talvez um pouco dos dois, mas seria bom que este aumento se devesse a uma maior vontade de participação dos portugueses e dum despertar de uma consciência mais activa da responsabilidade social de cada um. [OPINIÃO]
Fernando Pessoa
Sempre eterno e sempre actual o livro Mensagem de Fernando Pessoa, fica aqui hoje como uma sugestão, no dia em que faz 70 anos a sua morte.
Fernando Pessoa terá sido o mais genial português de sempre, não só pela sua qualidade como escritor e poeta mas também pelo seu intelecto.
[*]
«Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935, Lisboa) foi um poeta e escritor português. O seu livro mais conhecido é Mensagem. Pessoa é considerado, em conjunto com Camões, um dos mais importantes poetas de língua portuguesa. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, no seu livro The Western Canon ("O cânone ocidental"), o mais representativo poeta do século XX, ao lado de Pablo Neruda.»
Ficam aqui marcada a data e alguns links para que possamos saber um pouco mais sobre Pessoa.
Orçamento de Estado - 2006
O serviço da Google [Google Notícias] permite sem muito esforço encontrar notícias relacionadas sobre o mesmo tema. Pois bem na ordem do dia de hoje podemos encontrar a ausência de Manuel Alegre da votação do Orçamento de Estado para 2006 (OE-2006).
Com maior destaque que a votação e aprovação do OE-2006 a ausência do deputado e candidato à presidência da Republica gera diferentes anglos de abordagem, não muito distintos. Há jornais até que pela rápida actualização optaram por ter mais uma notícia relacionada sobre tema.
Temos assim três ângulos: Grupo Parlamentar do PS critica/censura Alegre e “convida-o” a deixar o Parlamento.
Sócrates não comenta mas deixa o recado que “Os deputados são eleitos para exercerem o seu mandato”
Alegre associa as críticas do PS às sondagens que o colocam à frente de Soares.
Já agora, no meio desta “polémica” o OE-2006 foi aprovado com os votos do PS (Exceptuando Manuel Alegre que não esteve presente) e os votos contra de toda a oposição.
Jornalismo televisivo...
Sem papas na língua e sem constrangimentos Pedro D’Anunciação aborda o tratamento jornalístico dos motins em França, ponto de partida para uma critica às abordagens das televisões nacionais.Artigo que aconselho a leitura [Jornalistas Pasmados] e que gostaria de ver debatido nos comentários.
Google Notícias
A Google já nos habituou a um trabalho de qualidade. Pois bem surgiu esta semana o Google Noticias [news.google.pt]. O Google Noticias é um agregador com mais de 200 fontes de jornais nacionais.Este serviço ainda beta actualiza as informações a cada 15 minutos e mostra à quanto tempo foi publicada a noticia na fonte. Reúne ainda todas as noticias dentro daquele tema.A possibilidade de personalização não foi esquecida e embora bastante satisfatória permitindo personalizar a ordem, o número e as secções a Google anuncia que estão a melhorar o algoritmo para melhorar o serviço. A possibilidade de alertas das notícias no e-mail está também contemplada.Não esquecendo o Google ser um motor de busca é possível pesquisar por tema ou palavra-chave em todas as noticias das fontes do Google.Por ser um serviço ainda novo em português ainda não há repercussões das vantagens ou desvantagem, mas a forma como as noticias são apresentadas no Google Noticias promete concorrer com qualquer agregador de RSS e mesmo com os jornais on-line. Ficamos para ver.
O que se diz sobre o Google Notícias